domingo, 30 de maio de 2010

Ford Mustang Boss


O CARRO
Marca: Ford
Modelo: Ford Mustang Boss
Ano: 1970
País: Estados Unidos

A MINIATURA
Marca: Maisto
Escala: 1:64 (estimativa)
Cor externa: Azul e preto
Cor interna: Não determinada
Descrição: Os fãs de muscle car achavam que o Ford Mustang Boss seria o Mustang capaz de rivalizar com o melhor dos Corvettes. Ficaram desapontados quando não foi isso que aconteceu. Só que a Ford nunca pensou no Boss 429 como um senhor das ruas, ou como qualquer ameaça a carros de arrancada. Essa diferença entre a expectativa e o real ofuscou o brilho de um carro extraordinário.

O Boss 429 nasceu da necessidade da Ford de qualificar 500 exemplares de seu novo motor de corrida para a Nascar. Em vez de colocar as unidades de produção no Torino, seu carro médio que participava de corridas de stock-car, a Ford apresentou os motores em seu Mustang 1969 fastback. Era um bom motor: mancais com quatro parafusos, virabrequim de aço forjado, cabeçotes de alumínio com janelas de grande porte, câmaras de combustão em forma crescente.

Um carburador Holley 735-cfm de corpo quádruplo com RAM-air, coletor de admissão alto de alumínio e coletor de escape dimensionado completavam o motor, que era vendido por US$ 1.200. Opções obrigatórias incluíam uma quarta marcha (US$ 250) e um diferencial Traction-Lok com relação de 3,91:1 (US$ 64). Tinha radiador de óleo, vinha com a bateria montada no porta-malas, suspensão reforçada, com barras estabilizadoras dianteiras e traseiras, pneus Polyglas F60X15, direção assistida mais direta e freio a disco nas rodas dianteiras. O Boss 429 tinha o interior luxuoso do Mustang e um conta-giros de 8.000 rpm. Era agradavelmente simples por fora, com adesivos simples, entrada de ar sobre o capô, spoiler dianteiro e rodas Magnum 500. Ar-condicionado e transmissão automática eram proibidos.

Esse era o mais caro não-Shelby Mustang, e parte do preço vinha da suspensão dianteira retrabalhada para suportar o grande motor 429. O surpreendente aspecto positivo era uma bitola mais larga na frente e geometria melhorada que, com pneus especiais, davam ao Boss 429 ótima dirigibilidade. Mas quem queria dirigibilidade?

O 429 para pistas de alta velocidade desabrochava em altas rotações - má notícia para a aceleração de arrancada. Além do mais, a primeira leva tinha as molas das válvulas fracas, que perdiam a eficiência a 4.500 rpm e não a 6.000, como seria o correto. Mesmo seus pontos altos foram insuficientes para competir com seus rivais.

A Ford construiu 1.356 Mustangs Boss 429 e dois Cougars para 1969 e 1970 antes de acabar com seu programa de corridas e aposentar um carro cuja promessa e objetivo nunca combinaram. Fonte:
How Stuff Works

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